sábado, 2 de fevereiro de 2013

Volta às Aulas - Integração dos Estudantes (SOS Professor)

O ano letivo já começou em algumas escolas. O fato é que o mês de Fevereiro é focado em dois grandes objetivos: Integração dos Estudantes e Avaliação Diagnóstica. Neste artigo vamos nos ater ao primeiro objetivo: Integração dos Estudantes.
As crianças e jovens, ficam muito apreensivos no retorno das aulas, pois há um sem número de situações que terão que enfrentar, é um misto de expectativas boas e ao mesmo tempo um medo do desconhecido, afinal são novos Professores, novos amigos, nova escola, como serão recebidos? Será que vão gostar? Inquietações estas que o Professor deve estar atento na volta às aulas.
Por isso, nem pense em já ir entrando na sala de aula enchendo o quadro de tarefas, pedindo trabalhos, marcando provas, cobrando isso, cobrando aquilo, enfim, você já será visto como o "chato da hora".
Lembre-se, as crianças e jovens, precisam inicialmente de um certo espaço para se expressarem, interagirem, conhecerem o "novo território", conhecer você, os novos amigos, a nova escola. Afinal, eles ficaram praticamente quase dois meses de férias, fazendo um sem número de coisas e agora querem compartilhar, precisam disso. Então use esta necessidade de compartilhar ao seu favor, aproveitando para fazer com que todos possam se conhecer melhor e já criar laços de amizade.
Aqui vão algumas dicas simples, separadas por estágios:

- Ensino Infantil:
Crianças pequenas choram no primeiro dia de aula, porém o período de adaptação pode durar até uma semana. A mãe fica apreensiva e quer entrar junto, ou muitas vezes acaba levando a criança embora no dia seguinte a criança chora para não ir para a escola e a mãe ceda não levando. Isso faz com que a criança demore muito mais a se ambientar. Para evitar que esse período se alongue além do necessário, é preciso que o Professor e os funcionários de Apoio estejam devidamente orientados a entreter as crianças com muito jogos e brincadeiras coletivas, afinal nenhuma criança resiste a hora de brincar. Caso a mãe entre na sala de aula no primeiro dia, deixe-a instruída a incentivar a criança a brincar com os coleguinhas, jamais deixá-la todo o tempo no colo, pois isso a impede de interagir mais livremente com os novos amigos e com os brinquedos, e levar a criança para a escola TODOS os dias.

- Ensino Fundamental:
Tanto no Fundamental I quanto no Fundamental II as crianças e jovens esperam que os amigos venham chamá-la para brincar ou conversar. Os mais "descolados" tomam a iniciativa até porque já conhecem quase todo mundo, porém aqueles estudantes que vieram de outras escolas sentem-se deslocados, apreensivos e inseguros de abordar esse monte de "estranhos". Ao Professor cabe a tarefa de criar várias atividades, sempre coletivas, em forma de gincanas, desafios, jogos, brincadeiras, para "quebrar o gelo" do grupo.
Outro modo muito eficaz é selecionar dois estudantes, para serem os guias desses novos alunos dentro do ambiente escolar, ficando assim incumbidos de mostrar onde é cantina, os banheiros, o laboratório, enfim todas as dependências da escola, além de ajudar a enturmá-lo no grupo. Assim, cada dois estudantes veteranos ficam incumbidos de aluno novo durante um dia, depois faz-se o revezamento passando esse estudante novo, para outra dupla de veteranos, até que os alunos novos tenham ficado com todos os veteranos.

- Ensino Médio:
Já no Ensino Médio os estudantes nesta fase precisam passar a mensagem de "força moral" e "independência". Para o grupo então aqui será preciso que o Professor use de sensibilidade e sutileza para integrar os estudantes novos, pois há uma grande resistência em não permitir "gente estranha" no grupo. Para quebrar esse "iceberg", levante em um bate papo ou crie uma atividade em forma de brincadeira, onde cada um tenha que falar das coisas que mais gostam de fazer, assim você terá muitas informações rapidamente para criar um projeto coletivo onde todos tenham que participar e apresentar antes da aula terminar. Exemplo: Criar uma música, fazer uma imitação, criar um traje engraçado, fazer uma performance em grupo. Você, também, pode utilizar a estratégia citada acima de usar os estudantes veteranos como guias para ajudar a enturmar os novatos.

- Educação de Jovens e Adultos - EJA:
O público de EJA, tem suas peculiaridade, pois já é um público adulto, que trabalha, muitos já são casados, tem filhos, família para alimentar e contas para pagar, geralmente reservam o período noturno para estudar, pois trabalham durante o dia. Assim, a abordagem de interação precisa levar isso em conta. Por isso, investigue em um bate papo ou por meio de uma atividade de "quebra gelo", para que esses estudantes falem mais sobre sua história, seus sonhos, e suas dificuldades enfrentadas no dia a dia. Desse modo, todos acabam se "vendo" nas histórias do outros e isso possibilita a criação de um elo de camaradagem, amizade e cumplicidade.
Outra estratégia é, o grupo criar um portfólio sobre os sonhos e projetos de vida que almejam alcançar, e juntos discutirem como isso pode ser atingido (A aplicação do Projeto Professor Diretor de Turma em todos os níveis de educação, na perspectiva de construir a Biografia dos estudantes com suas respectivas metas, caso não as tenham incentive-os a fazer). Ao realizar esta atividade todos começam a se sentir participantes do sonho do colega e isso os une bastante, pois acabam compartilhando ao longo do ano todas as vitórias e derrotas.
Todos esses cuidados e esse olhar sensível no momento de planejar atividades de integração, mostra aos estudantes o tipo de Professor que você é. E isso é também um exercício para que você também seja integrado ao grupo. Como os estudantes verão o Professor durante todo o ano e, talvez, durante toda a vida, vai depender muito do tipo de abordagem que você terá nessas primeiras semanas de aula.

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